segunda-feira, 21 de maio de 2007

Conceito de usabilidade beneficia alunos e professores

Conceito de usabilidade beneficia alunos e professores A utilização de meios eletrônicos e sistemas computacionais por usuários não especialistas em informática, com diferentes habilidades, formação e idade, demanda interfaces cada vez mais interativas

Apesar de pouco percebida no dia-a-dia, a usabilidade é fundamental para o desenvolvimento de sistemas, sites e cursos online.

"A utilização de meios eletrônicos e sistemas computacionais por usuários não especialistas em informática, com diferentes habilidades, formação e idade, demanda interfaces cada vez mais interativas." A afirmação é de Maria de Lourdes Oliveira Martins, consultora em Portais Corporativos e Tecnologias Educacionais e Gestão do Conhecimento, além de diretora da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC).

Para tentarmos entender o conceito de usabilidade, basta pensarmos no nosso dia-a-dia. Como seria o trânsito, se todos carros no Brasil não tivessem volante do lado esquerdo com a buzina ao centro. Pense em uma chaleira com o bico colocado no mesmo lado da alça. Tanto o carro quanto a chaleira seriam mais difíceis de utilizar, pois todos os objetos são produzidos de forma que seu uso seja o mais simples possível. "Desenvolver e projetar produtos focados no usuário, em seu contexto de uso, é o que chamamos de usabilidade", afirma Maria de Lourdes.

Um exemplo curioso que a consultora nos dá é dos mictórios dos banheiros do Aeroporto Internacional de Amsterdã, na Holanda. Lá, estas simples peças têm um pequeno ícone de uma mosca, um pouco à esquerda do centro. Maria de Lourdes conta que as faxineiras garantem que, após a colocação dos desenhos, a quantidade de respingos que caem fora do local apropriado diminuiu bastante. "Mas, por que uma mosca? Bem, talvez porque o desenho de um alvo fosse muito óbvio e o pessoal "do contra" pudesse errar o alvo de propósito", brinca.

Para ela, o conceito de usabilidade, apesar de pouco percebido em nosso dia-a-dia, é fundamental no desenvolvimento de ferramentas de tecnologia, para que sites e sistemas sejam mais interativos. A usabilidade na web consiste em adaptar a informação ao site de forma eficiente, garantindo praticidade em seu uso. E, na educação a distância, isso é fundamental. "Um dos objetivos de desenvolver interfaces com alta usabilidade pedagógica e de design é possibilitar que as tarefas de professores e alunos sejam executadas de forma simples e eficiente", explica.

Maria de Lourdes lembra que as pesquisas ainda são tímidas na área da educação online. "É muito mais comum encontrarmos pesquisas sobre usabilidade em sites de comércio eletrônico, bancos e portais corporativos. Mas ela acredita que vários pontos devem ser analisados antes do lançamento de um curso no mercado. A definição do público-alvo e das características do aprendiz (quem ele é, qual o nível de escolaridade, como ele interpreta as informações, sua experiência, motivação, incentivo e habilidades em relação à utilização dos recursos computacionais) são informações que facilitarão o desenvolvimento da interface mais apropriada para cada módulo de educação a distância. A consultora também acredita que é preciso levar em conta o nível de "letramento digital" dos alunos.

Segundo ela, o termo "letramento digital" refere-se à alfabetização necessária para um usuário acessar, interpretar, criticar e participar das novas formas emergentes no contexto cultural e social. Pode-se afirmar que o usuário possui "letramento digital" quando ele tem a habilidade de acessar, interagir, processar e desenvolver multiplicidade de competências na leitura das mais variadas mídias. Ou seja, quando ele é capaz de construir sentidos a partir de textos que mesclam palavras que se conectam a outros textos, por meio de hipertextos, links e hiperlinks. Ele precisa também ter capacidade para localizar, filtrar e avaliar criticamente a informação e ter familiaridade com a comunicação online.

Testes de Usabilidade ? Para sua dissertação, Lourdes aplicou testes de usabilidade em cursos online. Segundo ela, estes testes abordaram a usabilidade de Design e a Pedagógica. A Usabilidade de Design é relacionada à superfície do material, portanto à interface. Foram encontrados alguns problemas nestes testes, por exemplo, dificuldades dos usuários na identificação de alguns ícones. "Acredito que, nestes casos, a metáfora, o tamanho, as cores e os rótulos podem não ter tido o design mais apropriado." Outra dificuldade foi a falta de padronização das telas. "A ausência de padrões confere à interface um baixo grau de confiabilidade e consistência e, conseqüentemente, dificulta a aprendizagem do aluno."

Quanto à Usabilidade Pedagógica, a consultora verificou que o feedback dado aos alunos foi, muitas vezes, irrisório diante de suas necessidade. Para ela, o retorno fornecido no momento certo pode proporcionar a maior interatividade entre professores e alunos. Ou seja, um fator motivador que faz com que os aprendizes concluam, com êxito, as tarefas propostas.

Ela lembra também que a utilização de textos em linguagem simples e coloquial facilita o entendimento e o aprendizado do aluno. "As instruções nem sempre são claras, nem expostas na tela de forma atrativa. A cor deve ser usada para codificar a informação; não apenas para atrair a atenção do aluno. É preciso testar exaustivamente uma interface, pois um erro, mesmo que pequeno, pode desmotivar o aluno. E recuperar esta atenção pode ser uma árdua tarefa", alerta.

Mesmo participando de um mundo virtual, os usuários esperam ter em mãos um material impresso que os conduza, como um guia com informações detalhadas, com textos em linguagem simples. "Utilizar a tecnologia para agregar valor ao aprendizado com eficiência e para trazer satisfação aos usuários é um grande desafio", afirma.

Mas alguns profissionais têm trabalhado intensamente na usabilidade para a área de educação a distância. Jacob Nielsen, considerado o guru da usabilidade, e importantes profissionais têm feito diversas pesquisas em e-Learning. No Brasil, ainda não há cursos específicos para formação de profissionais dedicados à usabilidade. "Os cursos acadêmicos que abordam a usabilidade normalmente formam profissionais de design. Já os cursos específicos, oferecidos por consultores, são normalmente ministrados para pequenos grupos e por preços não muito acessíveis", lamenta.

Site original: http://portal.webaula.com.br/noticia.aspx?sm=noticias&codnoticia=432

Nenhum comentário: